apresentação

Avanços científicos recentes no campo da oncologia molecular levaram à identificação de um largo número de potenciais alvos para novas terapias em cancro. Apesar do reconhecido insucesso, ocorreu uma elevada expansão na utilização de fármacos em desenvolvimento e uma diversidade de vias de atuação farmacológica e clínica.

 

O entusiasmo para muitos desses fármacos é atenuado à medida da necessidade de otimização em estudos clínicos ou de um racional para incorporação com as terapias tumorais em vigor. O cancro não é uma simples doença e novas estratégias têm de ser desenvolvidas, através da procura de múltiplos mecanismos que contribuem para o crescimento do tumor. O estudo de vias moleculares relacionadas com o metabolismo do tumor pode ajudar a entender o progresso que está a ser feito para encontrar novos tratamentos. Nesse sentido, e considerando a necessidade urgente em avançar em novas metodologias terapêuticas para o combate do cancro, este projeto pretende desenvolver uma Cátedra Convidada de Inovação em Oncologia que estabeleça também princípios para investigação clínica e de translação em saúde.

Dos vários objetivos propostos para esta iniciativa destacam-se:

De uma forma global, os objetivos deste projeto de Cátedra “Inovação em Oncologia” pretendem fortalecer a excelência da investigação em projetos que já decorrem no Grupo de Investigação do Titular desta Cátedra (Nuno Vale), e promover a criação de outros na vertente dos objetivos da Cátedra, preferencialmente em consórcios Nacionais e Internacionais.